Shree Swasthani Brata Katha é uma forma incrível de ouvir e ler as histórias Swasthani em seu smartphone ou tablet. Este aplicativo consiste de todo o texto do livro sagrado, juntamente com uma voz suave lendo as histórias. Você pode percorrer os capítulos como o mês festival longa leitura progride. Swasthani Brata Katha é um aplicativo projetado para todos os nepalês ao redor do mundo que faltam e que desejam relembrar na era velhas histórias que ouvimos a crescer. Shree Swasthani Brata Katha é a nova maneira de passar a nossa cultura e tradições para a geração de tecnologia.
Shree Swasthani Brata Katha é um ritual muito popular observado no Nepal no mês Poush (janeiro-fevereiro) durante o inverno. Deusa Shree Swasthani, conhecido para conceder desejos de seus devotos, é adorado por todo o mês de Poush. O Swasthani Brata Katha (história) é recitado todos os dias. O mês de longa narração dos contos são dedicados à Deusa e as histórias que são principalmente narrados são os de Swasthani Devi, Senhor Shiva e outros Deuses.
Deusa Shree Swasthani é geralmente retratada como uma divindade quatro mãos com Charka, Trishul, Espada e Lotus em cada mão - sentado no centro, enquanto Asta Matrika ou oito divindades de poder - Mahakali, Baishanavi, Brahmi, Maheswari, Kaumeshwari, Barahi, Indrayani e Chamunda pintado em torno dela.
Acredita-se que Deusa Swasthani ajudou a deusa Sati superar seus problemas depois que ela se queimou na Daksha Yaga depois de ouvir o marido, Lord Shiva, ser insultado. De acordo com esta lenda Deusa Swasthani ajudou Sati superar os problemas e, em seguida, para reencarnar como Parvati e conquistar Senhor Shiva como seu marido novamente.
Durante Swasthani Katha, Hindu mulheres casadas observar Brata ou jejum para o bem-estar de seus maridos e mulheres solteiras observar o Brata a fim de obter um bom marido. As mulheres usam roupas coloridas vermelhas e pulseiras durante o período de um mês, como acredita-se que o vermelho é um sinal de boa sorte. O Brata é observada durante um mês.
Os longos rituais mês associados com Swasthani Katha ocorre na margem dos rios. Em Kathmandu o festival tem lugar no Salinadi, um rio associado ao Swasthani Brata Katha, situado no Sankhu.
Durante o período sagrado, na parte da manhã ou à noite a Deusa é adorada por membros da família, em meio a cânticos de hinos sagrados do livro Shree Swasthani Brata Katha que narra a Leelas divina de Swasthani Devi. Após o cantar de histórias mantras são lidos por um membro da família idosos.
As histórias principalmente gira em torno do tema - como alguns devotos, devido à ignorância tomam o lado do Adharma e são posteriormente resgatado pela deusa. Um grande destaque nas histórias é a proeminência do Swasthani Devi sobre outros deuses no Panteão Hindu.
Nos primeiros capítulos do livro 31 capítulos, episódios estão relacionados com (a esposa do Senhor Shiva) sofrimentos de Satidevi e ela suportá-las com coragem e, finalmente, Shree Swasthani resgatando-a de seus problemas e angústias, são explicados.
Durante o período Brata, depois de um chuveiro início da manhã, o Pooja de Shree Swasthani começa. No canto noite de Brata Katha ou histórias é uma obrigação. A rotina não deve quebrar. Deve ir sem interrupções durante um mês a partir da data de início. Na conclusão de cantar hinos, flores e frutos estão a ser distribuído entre todos aqueles ouvindo o Brata Katha.
No dia de encerramento do Puja, o símbolo sagrado do OM é pintado em uma placa de cobre. A Shivalinga feitas de barro também é erguido sobre ele. Mais tarde, a Puja do Shivalinga ocorre e isso conclui o Shree Swasthani Barta Katha.